Faith Design

Alguns torcem o nariz, mas é possível aplicar uma linguagem visual atraente para eventos e atividades relacionadas à religião. Um caso interessante é o do Ministério de Artes Cristo Libertador, fundado por jovens de Pirituba em 1997 e criador de diversos espetáculos católicos de grande projeção em São Paulo.

É imprescindível que o designer tenha bom conhecimento dos dogmas centrais da religião ao qual está atuando, além de um bom senso estético, a fim de não tornar a peça gráfica comercial demais, ou, ao contrário, torná-la sem objetivos.

A maior observação é quanto ao objetivo da comunicação: levar a mensagem daquela religião de forma eficaz, comunicando um evento. E nesse sentido, muitos profissionais, atuando muitas vezes como voluntários, erram a mão, colocando muito do seu repertório publicitário, promocional e outros, depreciando a peça.

Esses exemplos criei para dois dos maiores eventos desse grupo artístico: Espetáculo "A Paixão de Cristo", que reuniu cerca de 3500 pessoas no Mercado Municipal de Pirituba em abril e a FestaX, evento participativo onde os jovens convidados poderiam usar dos materiais e vestes disponíveis nos bastidores do grupo para a decoração do espaço e fantasias, em uma animada festa de final de ano em 2011.


Capa de DVD com registro do espetáculo A Paixão de Cristo - Ministério de Artes Cristo Libertador

Banner virtual de divulgação de espetáculo em site - Ministério de Artes Cristo Libertador 


Postagens mais visitadas deste blog

Peças gráficas, por onde começar?

Arte Pop e sua relação com o Surrealismo e Dadaísmo